sábado, 28 de agosto de 2010

A Espera Pelo Edital


Oi amigos!

Hoje, quero falar sobre uma das coisas mais angustiantes, na minha opinião, no mundo dos concursos: a espera pelo edital.
A questão é a seguinte: quando você está inscrito em um concurso, parece que uma força imensa surge dentro de você e te impulsiona a estudar feito um desesperado. No entanto, quando não há um concurso, pelo menos autorizado e com organizadora escolhida, estudar vira uma missão muito maçante. Primeiro, porque você tem a plena certeza de que, pelo menos, uma das cem páginas do conteúdo que você está abordando não vai cair no próximo concurso, só que você não sabe qual conteúdo será excluído...Segundo, porque você pode, por algum motivo, resolver não fazer mais aquele concurso. Analise as hipóteses: 1) eu evito concursos que cobram matemática porque sou péssima; não sei nada dessa matéria. Cursei Direito justamente porque odeio a maldita. Acreditem, já excluí uma lista de concursos por causa dela. 2) eu não faço concurso quando a organizadora é aquela que elabora provas de certo e errado. Não faço, em primeiro lugar, porque tenho dúvidas sobre a idoneidade dessa instituição e, em segundo, porque além de achar injusto ter uma questão certa minha anulada por uma errada, nunca vou bem nesse estilo de prova. 3) as inscrições são abertas e só tem uma vaga. Eu não me arrisco nessa canoa furada de uma vaga só porque sei que a minha inteligência, infelizmente, não é algo muito genial a ponto de ser a primeira colocada. 4) o edital sai e a prova só poderá ser realizada na capital do estado. Não é sempre que tenho dinheiro para viajar para fazer uma prova. 5) enquanto estou estudando para um concurso X, um concurso Y, muito melhor, em vários aspectos, sai na frente.
Muito bem, agora, imagine que eu comecei a estudar para um concurso e passei quase um ano estudando. De repente sai o edital e ocorre algum daqueles empecilhos que eu citei. Situação desagradável e muito frustrante.
Tem concursos que nós já sabemos, mais ou menos, quanto tempo vamos ter que esperar, mas essa espera, de meses, ou anos, é muito angustiante. Para piorar, esperamos por algo incerto. Não sei é porque sou ansiosa, mas odeio esperar enquanto a vida passa. Vejo pessoas realizando coisas e eu só esperando.

4 comentários:

  1. Concordo contigo,mas existem várias dicas de especialistas em concursos, inclusive e-books, ensinado a estudar sem ter previsão de concursos. Pode não ser 100%, mas é melhor do quê assuntos demais, que depois não irão lhe servir para um determinado concurso. Acho que vale a pena seguir algumas dessas orientações. No meu blog acho que já publiquei alguma coisa a respeito. Não me lembro bem, Mas o título é " Estudar sem ter previsão de concursos". Bom domingão.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Estou lendo seu blog pela primeira vez. Vou começar essa saga dos concursos públicos no ano que vem, faço faculdade de direito e me formarei em 2 anos e quero começar desde já as tentativas pra ingressar no setor público.

    Gostaria de saber há quanto tempo vc está nessa de prestar concursos?

    Abraços. Gostei do blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi Renata! Comecei o Blog recentemente, narrando os fatos desde o meu início nessa jornada, como se iniciasse agora. Porém, já faz 3 anos e alguns meses que estou nessa. Até hoje, passei em 2 concursos, mas a minha classificação nunca foi suficiente para ser nomeada. Por isso, não sei até quando vou aguentar honrar o título do Blog. Sinceramente, estou pensando em desisitir antes que fique velha demais para aproveitar a vida.

    ResponderExcluir
  4. Aproveite a vida depois que for aprovada! Esse é o preço que pagamos pela escolha da carreira pública: longas horas, semanas, meses e até alguns anos de estudo para conseguirmos a almejada estabilidade.
    Não desanime, nem encare a empreitada sob o viés do passar do tempo. Antes ralar agora e garantir o cargo que perder noites e mais de sono toda vez que uma bolha econômica estourar em algum lugar do mundo, como vimos acontecer em 2008.
    Como diz um renomado professor de cursinho: "avante, avante"...rs

    ResponderExcluir