sexta-feira, 10 de setembro de 2010

M de Matemática. M de Maldita


Olá amigos!
Estou bastante revoltada com um fato que venho observando. Agora virou moda cobrar questões de matemática nas provas de analista judiciário - área judiciária. O motivo da minha revolta é simples: sempre detestei matemática. Nunca fui bem nessa matéria. Na época do colégio, passava de ano sem ficar de recuperação graças a muito estudo, mas com grandes dificuldades. Quando decidi fazer faculdade, resolvi escolher um curso no qual passasse longe da maldita. Por isso, escolhi fazer Direito. Na época em que fiz o curso, até mesmo o raciocínio lógico já estava fora da grade de matérias. Assim. certa de que não teria que olhar para a cara da maldita, escolhi esse curso. Agora, depois de formada, querem descer essa merda na nossa goela. Não acho justo, ou pior, não acho coerente. Se o cargo é para analista de Direito, eles tem que cobrar apenas as matérias referentes ao curso de Direito. Andei vendo editais de concurso e não vi, no conteúdo de prova de analista médico, psicólogo, etc., cobrarem matemática. Então, parece-me, no mínimo, inadequado cobrar matemática em prova de analista de Direito. Como diz o ditado: cada macaco no seu galho, cada um na sua. Essa matéria já me prejudicou muito em dois concursos que prestei. Desse jeito, não vou ter mais chance. É obvio que colocaram esse empecilho para peneirar melhor os candidatos, afinal, quem formado em Direito é bom em matemática? Uma minoria, eu posso garantir. Cobrar raciocínio lógico, acho até aceitável, mas matemática não.
Restando claro que a situação é inaceitável, o que fazer? Não temos nem para quem reclamar...Aceitar? Talvez seja a solução, mas, para mim, é mais fácil desistir, partir para outra. Por que meus pais não me colocaram no Kumon quando eu era criança? Talvez já estivesse nomeada agora.
Já que toquei no assunto “matéria de edital”, vou despejar o resto. Acho edital de concurso um horror, principalmente no que diz respeito ao conteúdo a ser estudado. Não há clareza na exposição das matérias. Acho isso uma tremenda falta de respeito. Deveria haver uma lei dispondo claramente sobre regras de editais de concurso. Dentre essas regras, deveria haver uma dispondo que o edital é obrigado a informar os números exatos de todas as leis cobradas, bem como os artigos (ex: do artigo X a Y) e se cobrar doutrina, deveria ser obrigatório informar a bibliografia completa. O que estão fazendo com os concurseiros, ultimamente, é muita falta de respeito e de honestidade. Nós pagamos caro para fazer as provas e deveríamos ter um tratamento melhor. Parece que é tudo feito de caso pensado, principalmente a falta de clareza dos editais, para favorecer sabe-se lá quem.
É amigos, está difícil! Assim não dá!

2 comentários:

  1. Realmente a matemática está sendo cobrada com mais frequência nos concursos de diversas áreas. No meu caso, nem posso reclamar pq os cargos para os quais faço prova são administração, auditoria, analista e tecnico da área de administração. Enfim, o jeito é estudar por questões e torcer para que o raciocínio para responde-las sejam similares, pq tem cada uma que não dá pra acertar...até desenvolvermos um método para responder já se foram uns 10 min.
    Espero que você consiga contornar essas dificuldades na MALDITA. Se pegar aula com um professor bem prático com certeza vai ver que a matemática de concurso é "um pouquinho" mais fácil do que as do tempo de ensino médio.
    Tchau e Bons Estudos. Vou indo nessa que amanhã tenho concurso MPU. Flw!

    ResponderExcluir
  2. Hein, sou concurseiro da PF no Aprovação. Como Engenheiro, as disciplinas de direio no início me soaram bastante complicadas. Hoje até que estão indo bem. Experiência própria: nunca desista e se precisar de ajuda, é só chamar no twitter @dubonani. Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir