domingo, 19 de setembro de 2010

A Véspera da Prova: Tortura Mental


Olá concurseiros! Como estão todos?
Pessoal, no mês passado, fiz uma prova de um concurso. Gente, a maratona é muito estressante. Primeiro, porque vai chegando a prova e você começa a perceber que por mais que tenha estudado muito, há muitas coisas que, provavelmente, ficarão porcamente estudadas, pela falta de tempo. O problema é que o conteúdo é muito extenso e mesmo que você esteja estudando há meses, é impossível decorar tudo. Já li em um livro que o cérebro vai descartando aquilo que não é usado. Aí é que tudo complica. Temos que recordar milhões de vezes a mesma coisa e, ainda assim, metade vai para o ralo da memória. Na última semana antes da prova, comecei a estudar tudo feito uma bala, mas não tem como rever tudo em uma semana. Além disso, quando a prova vai ficando próxima, bate aquela paranóia generalizada. Deve ser a ansiedade. O coração começa a bater mais acelerado. Não sei vocês, mas eu começo a pensar mil coisas nos dias anteriores: ai que medo de ter uma diarréia na prova, não posso comer nada diferente no sábado; ai que medo de esquecer algum documento, tenho que organizar tudo na sexta; ai que medo de ter dor de cabeça, não posso esquecer o analgésico; ai que medo de o carro quebrar ou furar o pneu no caminho; e, para mim, o pior de todos os medos: perder a hora quando a prova é de manhã. Eu tenho um sono muito profundo e tenho muito medo de perder a hora, mesmo colocando cinco despertadores (celulares de toda a família, televisão, relógio de mesa). Só que aí, devido ao medo de não acordar, surge outro problema: a dificuldade para dormir na noite anterior à prova. Se eu disser para o meu cérebro: você tem que dormir agora porque amanhã vai acordar cedo, aí é que eu não durmo de jeito nenhum. Rolo de um lado a outro na cama, começo com as neuras e não durmo. Vejo que a hora está passando e eu ainda estou acordada. Começa a dar um desespero. Quase começo a gritar: “durma logo, que droga!”. Parece birra da minha mente, tudo por causa daquele medo de perder a hora no dia seguinte. Então, o sono pesado de todos os dias desaparece e quando consigo dormir, é aquele sono leve, no qual acabo acordando a todo instante, pensando que já é hora de levantar. Assim, durmo pessimamente mal e faço a prova com metade do desempenho que teria se a prova fosse à tarde. É frustrante demais porque você espera tanto tempo e quando chega a hora, vê que poderia ter sido melhor. E isso acaba se repetindo em todos os concursos. Ainda não aprendi a lidar com a tortura mental pré-prova.

2 comentários:

  1. Também já tive problemas com o sono na véspera. Mas hoje meu maior obstáculo é a culpa que bate na semana da prova...fico me reclamando pq não estudei mais e pq não respondi mais questões...Meu Deus, isso é uma verdadeira tortura pra mim.
    Espero que com o tempo vc consiga dormir melhor na véspera e que a tortura nunca mais lhe atrapalhe. Fui. Bons Estudos!

    ResponderExcluir
  2. Dicas...além de colocar o despertador peça para alguém te acordar , assim não preocupa se vai acordar ou não...e outra...não estresse tanto com preparativos...só duas canetas, identidade e é claro o saber o local de prova...as vezes o concurso tem mais mitos, e esses mitos às vezes dificultam...boas provas!

    ResponderExcluir