sábado, 21 de agosto de 2010

Primeira Aula Para Valer: A Realidade dos Concursos.



Olá concurseiros obstinados!
Como havia prometido, vou falar sobre a primeira aula “para valer” do cursinho. Tive aulas de Direito Constitucional e Direito Administrativo. Os professores vieram com a mesma ladainha de que concurso é um investimento à longo prazo, que tem que se dedicar muito, etc. Engraçado que um dos professores desenhou um gráfico, no quadro, da força de vontade dos concurseiros com o passar do tempo.
Sobre as aulas achei boas, mas muito por cima. Estou notando que se quiser passar em concurso, vou ter que estudar muito em casa, pois só o cursinho não adianta. Engraçado como tem gente que faz cursinho e não estuda em casa e ainda acha que vai passar. Piada!
Fiz amizade com um rapaz de trinta anos, o Cauê. Muito gente boa, ele deu algumas dicas, pois disse que já é veterano e que estuda para concursos há CINCO anos!!!!! Quase caí para trás quando ele disse. Também conheci uma moça simpática, a Nalanda, de vinte e oito anos, que trabalha e estuda para concursos. Ela está nesse barco há dois anos e disse que eu tenho sorte por poder só estudar. O Cauê concordou, mas disse que é para eu não gastar o dinheiro que juntei com bobagens, pois vai chegar uma hora que ele vai acabar e eu vou ficar mais dura que diamante e vou começar a enlouquecer, querendo largar tudo e trabalhar.
No meio da aula, o Cauê tirou um frasco de comprimidos manipulados da mochila e tomou uma cápsula. Fiquei curiosa, mas não tive coragem de perguntar o que era. Não foi preciso.
− Isso aqui, colega, é antidepressivo. Cheguei nesse ponto, depois de passar em vários concursos e nunca ser nomeado. Tive que parar de estudar uns três meses, mas depois que comecei o tratamento, consegui voltar a estudar.
Choquei! Antidepressivo!?
− Não quero te assustar não, mas isso é bem comum. No meu caso, fiz uma escolha da qual não me arrependo, mas que só trouxe sofrimento. Fiquei muito tempo solitário, sem amigos, sem namorada. Depois, o dinheiro acabou e fiquei sem diversão, só em casa. Comecei a ter problemas gástricos e ansiedade. Como não fiz nada, deu nisso.
Gente, fiquei com muita pena dele. Quase chorei.
− Por isso, recomendo que você faça alguma atividade para trabalhar o lado emocional. Tipo yoga, artes-marciais, artes, sei lá, algo que te dê prazer e que te tire um pouco dessa realidade de concursos.
− O Cauê está certo. É difícil lidar com muitas derrotas seguidas, principalmente quando você entrega toda a sua vida numa causa e não vê resultados. − disse Nalanda.
Depois eu cheguei em casa e fiquei contabilizando. Realmente, o Cauê tem toda razão. Só com inscrições de concursos e viagens para prestar provas, o dinheiro vai diminuir muito. Mas como vou sair nos fins de semana com o João Pietro sem gastar dinheiro? Não tem como ele pagar tudo para mim, pois ele não é rico e mesmo que fosse, eu não aceitaria isso. Isso vai dar problema, pois o Pietro adora sair para bares e danceterias. Ai gente, e aquele sapato maravilhoso, da moda, que eu vi no shopping? Droga! Acho que não vai dar para comprar.
Também pensei no Cauê e se vale a pena entrar nesse caminho. O problema é que só vou saber se vale a pena entrando, pois cada pessoa tem uma trajetória. Talvez eu tenha mais sorte que o Cauê. É que cinco anos é muito tempo. Dá para fazer outra faculdade. Ai que medo! Estou assustada. Será que concurso não passa de uma ilusão para a maioria e de uma realidade para poucos?

3 comentários:

  1. Oiii
    Katilene, relato interessante.Eu sou concuerseiro a quase 3 anos. Qdo me formei decidi q queria seguir esse caminho, não só pela grana mas principalmente pela estabilidade... e nessa caminhada em nehum momento deixei de ter vida social, claro q fiz alguns sacrificios mas nada q me isolasse do mundo e de todos...qdo vc se torna concurseiro a principio vc começa observando e ouvindo os veteranos, mas com os dias vc percebe q o caminho sendo seu, deve faze-lo ao seu modo,da forma q vc "suporta"...ok ??!! ... um forte abraço e Parabéns pelo Blog

    ResponderExcluir
  2. Olá Katilene, nossa voce resumiu bem esse trauma de concuseiros.
    Parabéns pelo Blog
    Flores pra Você!!
    ;-)Jairo

    ResponderExcluir
  3. Olá, seguindo seu blog a partir de hoje, bem-vinda ao tão "concorrido" mundo dos concursos rs, a que o vendedor se referiu. Estou nessa há quase dois anos não ininterruptos, mas apenas agora em 2010 estou me dedicando exclusivamente aos concursos.
    Não acho que seja necessário 5 anos para passar em concurso, isso depende (sem demagogia) de cada pessoa e do método (não horas) de estudo utilizado. Exemplo, no meu primeiro ano de estudo em 2007 fiz vários concursos e fiquei bem colocado em dois, um para Administrador em 14º e em 58º no Banco do brasil. Infelizmente o vilão dos concursos chamado CADASTRO DE RESERVA impossibilitou a minha nomeação. Talvez por isso deixei os concursos nessa época de lado e voltei à iniciativa privada por dois anos.
    Mas depois desse tempo parado algo me trouxe de volta em 2010 (já fiz umas seis provas esse ano e nada) ao "concorrido" mundo dos concursos. Coloco entre parenteses para mostrar que não acredito e nem me assusto com concorrência. Menos de 8% dos inscritos na maioria dos concursos estão realmente preparados. O difícil é fazer parte desses 8% rs.
    Depois comento mais, adorei os textos. Parabéns pelos textos bem escritos e com o português em dia. Eu luto todos os dias para aprender de uma vez por todas esse monstro que é o PORTUGUÊS rs.
    Só queria dizer que se estudar com método, fazendo resumos (não acredito que possa ser de outra forma, são muitas leis para "aprender") e efetivamente respondendo provas em casa você pode se sair bem no máximo em 18 meses. Não é querendo colocar pressão rs...apenas acho que é legal colocar uma meta de CURTO A MÉDIO...caso não seja alcançado o objetivo, só refazer a meta e modificar o método de estudo para não ficar 5 anos estudando.
    Ressalva, claro que há concursos díficeis e que demoram para ter provas, esses inevitavelmente a espera pode tranquilamente passar os 5 anos. Estou preparado para esperar os cinco, mas seria ótimo alcançar antes do meio do ano que vem rs.
    Uma boa noite e sucesso!

    ResponderExcluir