terça-feira, 3 de agosto de 2010

O cursinho – Aula demonstrativa de horror


Olá queridos concurseiros!
Depois daquele dia em que comprei o material de estudo, cheguei em casa e comecei a folhear o livro de “Como Passar Em Concursos Públicos”. Fiquei impressionada com a quantidade de temas abordados no livro. Eu não fazia idéia, por exemplo, de que há uma posição considerada perfeita para estudar e nem da existência de todos aqueles mecanismos da nossa memória. Estou super empolgada com a leitura. Foi então, que, quando cheguei no capítulo que comentava sobre os cursinhos preparatórios, tive um insight. Eu havia esquecido completamente que talvez fosse, de fato, importante fazer um cursinho.
Eu corri para a Internet e comecei a pesquisar sobre cursinhos. Para o meu espanto, todas aquelas “franquias” de cursinhos famosos estão na minha cidade: o com nome de jurista, aquele outro com uma sigla e aquele que aprova até no nome, fora outros. Acho que há mais cursinhos preparatórios para concursos do que escolas de idiomas. Foi o tempo em que ter um segundo idioma garantia alguma coisa. Como disse o vendedor da livraria “Todo mundo agora quer prestar concurso público”. Até ensino a distância eles tem. Se não der certo concurso, acho que vou virar empresária desse ramo. Liguei para o mais famosão deles. A atendente informou tudo sobre os cursos, mensalidade, etc. Achei o preço meio caro, mas, por enquanto, ainda tenho dinheiro para bancar, pois juntei por mais de um ano. Acabei optando por um intensivo porque se não gostar, termina logo.
No dia seguinte, fui fazer a matrícula e a moça disse que estava prestes a começar uma aula “amostra grátis” e que eu poderia assistir. Havia algumas pessoas na sala e logo entrou o professor. Um sujeito magrinho e simpático. Pelo menos, sem abrir a boca, achei-o simpático. Ele deu bom dia e começou a despejar:
– Antes de começar a aula demonstrativa, gostaria de falar sobre o que é ser um concurseiro.
– Senta que lá vem história. – sussurrei. Ele deu um sorrisinho sarcástico e continuou:
– Acho importante que vocês saibam de todas as dificuldades que enfrentarão daqui para frente, sabem como é, né, para não dizerem depois que ninguém os avisou...
Achei aquele papinho muito estranho, mas resolvi dar um crédito a ele.
– Primeiro, quero dizer que quem estuda para concurso não tem vida social como as pessoas normais. Alguém aqui tem namorado ou namorada?
Levantei a mão timidamente, querendo recuar, mas outros também levantaram, dando-me coragem para mantê-la erguida. Novamente, ele sorriu irônico.
– Pois é, amigos. Talvez esse namoro não dure muito...
Franzi a testa, discordando completamente, afinal, porque motivo o João Pietro terminaria comigo só porque eu virei concurseira. E esse papo de não ter vida social, também não botei muita fé não.
– Outra coisa...não fiquem pensando que vão passar logo de cara porque NÃO VÃO NÃO!
Ele foi tão enfático que até curvei-me para trás na cadeira. Olhei para os lados e todos estavam tensos, rígidos nas cadeiras.
– Para qualquer ser humano mediano, a aprovação só vem, em média, após três a quatro árduos de estudo, com, no mínimo, quatro horas por dia. Quando digo “mínimo”, é mínimo mesmo, porque tem gente que estuda até dez horas por dia.
Engoli em seco. DEZZZZZ HORAS POR DIA – apavorei-me.
– Fora isso minha gente, tem que saber administrar o estresse, os cabelos brancos que vão surgindo de tanta preocupação, a postura corcunda, a bunda achatada de tanto ficar sentado, a miopia de tanto ler, RÁ, RÁ, RÁ. − gargalhou.
Notei que só ele estava rindo na sala. A minha vontade era de chorar. Não agüentei continuar e saí da sala, acuada. Gente, será que aquilo foi uma coisa do tipo tratamento de choque? Acho que, na verdade, eles querem gente que seja capaz de estudar e passar e não um bando de aluno que nunca e estuda e nunca passa. Por isso fazem essa pressão, pois, se ali tiver algum vagabundo, vai sair correndo. Opa! Eu saí correndo, mas não sou isso não! Voltei correndo para a sala, mais calma. Assisti o restante da aula, ainda meio assustada, mas consegui levar até o fim.
Cheguei em casa e vi a foto do João Pietro. “Espero que a profecia do professor não se concretize” – pensei.

5 comentários:

  1. Olá!
    Sou concurseira há mais de 1 ano e essa sua "aula demonstrativa de horror" possui um forte fundo de verdade!
    Eu qdo comecei a estudar não imaginava q esse mundo de concursos públicos fosse tão sofrido!
    Eu realmente não tenho vida social...somente aos domingos eu não estudo, e mesmo assim...as vezes nem os domingos escapam...pois concilio os estudos para concurso com a pós-graduação!
    Estudo cerca de 8 horas diárias, mas já cheguei a estudar até mais de 12! Sinto dores nas costas, e meu traseiro está achatando devido às HBC...minha miopia se agravou tbem...ganhei alguns quilinhos...pois estudar dá uma fome..rs. Confesso q estou viciada em estudar...rs..
    Contudo, apesar de todas as dificuldades que tive ate agora, tenho muito orgulho de mim, pois eu escolhi abdicar de uma vida "normal" em nome desse sonho de ser funcionária pública!
    É muito gratificante! Afinal, a dor é temporária, mas o cargo é permanente! rs...
    Já reprovei 3 vezes e agora aprendi que assimilar o conhecimento necessário para ser aprovada leva tempo. Sei que algumas reprovações ainda virão! Eu sou a minha maior adversária!
    Muitas pessoas querem ser aprovadas em concursos, mas poucas topam pagar o preço que isso custa! É isso que nos diferencia!

    Bem...agora preciso voltar a estudar...meus minutos de descanso acabaram...rs

    Bons estudos pra ti! E, não se assuste, se vc quer mesmo ser aprovada...tudo valerá a pena!

    "A realização de um sonho depende de dedicação, há muita gente que espera que o sonho se realize por mágica, mas toda mágica é ilusão, e a ilusão não tira ninguém de onde está, em verdade a ilusão é combustível dos perdedores!"

    ResponderExcluir
  2. nem formei ainda estou levando a faculdade com a barriga, estou desesperado por que tenho que estudar muito mesmo, já li livros desses pra passar em concurso, na minha opinião esses livros não servem pra nada, assim tem os métodos de estudo que eu acho valido e tals mas a decisão de mudar tem que ser sua, é de assustar.
    BOA SORTE! =)

    ResponderExcluir
  3. Karak, gostei muito desse horror, é a mais pura verdade. Somos dois concurseiros na luta de obter um cantinho na laje com sombra e água fresca... tudo é uma questão de persistência, continuemos na guerra... só os fortes vencerão!

    Boa Sorte pra vc!

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que vc estava no lugar certo e na hora certa. Já sabe o bê-a-bá do concurseiro, assim já vai economizar tempo e, se acreditar nele - tire a parte do namorado, pois o 'Pietro' pode entender, já saberá o que vem pela frente e, preparando-se com antecedência, gastará menos tempo na caminhada rumo a aprovação. ;)

    ResponderExcluir
  5. Os concursos já me renderam a famigerada separação (sem namorada), de tempos em tempo dores intensas nas costas, miopia mais forte... e a alegria de ter escolhido esse caminho! Não me arrependo. Ah, também algumas aprovações e muitos amigos sofredores como nós todos.

    ResponderExcluir